Política

Governo de SP quer enviar moradores de rua para trabalhar com agro no interior

O governo quer incentivar produtores rurais a contratarem pessoas em situação de rua. Em contrapartida, promete comprar produção

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, planeja lançar em breve um novo programa para moradores de rua da cidade de São Paulo.

Chamado de ‘Saindo das Ruas’, o programa visa incentivar produtores rurais a contratarem moradores de rua da capital e levá-los para trabalhar no campo.Em troca, o estado compraria parte da produção. As informações são da TV Brasil.

O programa será estruturado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, que firmará convênios com agricultores para que o governo estadual adquira toda a produção para fornecer alimentação em equipamentos públicos.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social Filipe Sabará disse que o campo traz “uma qualidade de vida” e que o estado está resolvendo uma questão pendente que é a demanda por trabalho.

“A gente está falando de produções orgânicas, a gente está falando de famílias agricultoras que tenham interesse de poder trabalhar com essas pessoas como mão de obra qualificada e obviamente com um salário bem pago. Hoje, as pessoas que buscam atendimento, buscam sair das ruas, já vêm com essa demanda de ‘poxa vida, eu gostaria de ter uma vida melhor, qual o tipo de emprego que você pode me oferecer e oportunidade’”, disse.

O projeto é uma versão estendida do programa Trabalho Novo, criado pela prefeitura de São Paulo.

A ideia é não separar as famílias que atualmente vivem nas ruas e oferecer assistência emocional e socioeconômica.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a iniciativa que vem sendo definida em parceria com as demais pastas leva em consideração questões de acolhimento, acompanhamento, segurança e geração de renda. Além disso, o governo afirmou, em nota, que tem realizado uma série de medidas para o acolhimento de usuários de drogas nas ruas da região central da capital.

Uma lei estadual de 2011 obriga o governo do estado a comprar 30% de seus alimentos de produtores da agricultura familiar. Um dos objetivos do projeto também é cumprir essa legislação.

O programa deve ser lançado em breve.