PROJETO

Governo federal discute medidas para reduzir preços de alimentos

Lula debateu o tema com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conduziu uma reunião nesta segunda-feira (11), com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto, com o intuito de abordar a crescente inflação nos preços de produtos e alimentos no país.

Durante o encontro, realizado no Palácio do Planalto, foram debatidas estratégias para mitigar os aumentos nos preços dos alimentos, que têm impactado negativamente a inflação.

Segundo dados do Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Conab, em fevereiro, os preços da batata, cebola e cenoura subiram no país.

Além da redução dos preços dos alimentos, também foram discutidas ações para incentivar a produção agrícola.

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância das políticas públicas de fomento à agricultura, ressaltando que tais medidas são cruciais para assegurar a produção de alimentos de qualidade e acessíveis a todos os brasileiros.

“As políticas públicas de fomento à agricultura são sinônimos de alimento de qualidade e acessíveis no prato dos brasileiros”, escreveu o ministro.

Aproximação com o campo

Nos próximos dias, Lula dará início a um “giro do agro” por diversos estados brasileiros, com o objetivo de visitar obras em andamento e lançar investimentos do governo federal.

O ministro da Agricultura disse ao site Poder360 que Lula fará anúncios importantes “em todos os estados que vai visitar”.