Economia

Governo indica ex-secretário do MME para presidência da Petrobras

José Mauro Ferreira Coelho já foi secretário de Petróleo do Ministério de Minas e Energia e é atualmente presidente do conselho de administração da PPSA

José Mauro Ferreira Coelho
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou nesta quarta-feira (6) o nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da Petrobras. Atualmente, ele é presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural (PPSA), cargo que ocupa desde maio de 2020.

Entre abril de 2020 e outubro de 2021, Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME. Anteriormente, ele havia trabalhado na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal do governo responsável pelo planejamento do setor elétrico.

José Mauro Ferreira Coelho foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a presidência da Petrobras e é uma pessoa de confiança do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O ministério também anunciou a indicação de Marcio Andrade Weber para ser o novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras. A indicação saiu depois que o presidente do clube de futebol Flamengo, Rodolfo Landim, anunciar a desistência do cargo na noite de domingo (3).

Membro do conselho da estatal, Weber integrou a diretoria de Serviços da Petrobras Internacional e foi diretor da Petroserv. Os dois nomes precisam ser aprovados em assembleia de acionistas da Petrobras no dia 13.

O governo tem a maioria das ações com direito a voto. No caso de Weber, o indicado para a presidência do Conselho de Administração já passou por todas as etapas de análise do cumprimento das regras internas da companhia.