Economia

Miguel Daoud: crítica de Lula sobre juros é forma de achar culpados para crise

Na visão do comentarista do Canal Rural, o presidente da República tenta jogar a culpa de uma eventual crise econômica

As mais recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os patamares elevados da taxa de juros aqui no Brasil não repercutiu bem no mercado. Na terça-feira (7), ele defendeu que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vá ao Congresso Nacional para dar explicações à população brasileira.

+ BNDES suspende 9 linhas para financiamento e crédito rural

Diante dessa questão, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, fechou em queda de 0,82%, aos 107.829 mil. Por sua vez, o dólar subiu 0,5%, fechando o dia em R$ 5,19. Além da crítica ao Banco Central, outra preocupação do mercado com o novo governo federal é referente aos termos da operação que abre espaço para a venda do controle da Eletrobras, que foi proposta pela gestão Bolsonaro e aprovada pelo Congresso no ano passado.

A crítica de Lula referente à inflação e também contra a privatização da Eletrobras é uma forma do presidente da República achar culpados para a crise que se desenha na economia. Esse é o entendimento de Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural. Ele falou sobre essa questão ao participar da edição desta quarta-feira (8) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

“Ele [Lula] faz isso para ir lá na frente e avisar: ‘olha, eu avisei'” — Miguel Daoud

“Estamos diante de um cenário muito ruim da nossa economia”, disse Daoud. “O poder de compra da população vem diminuindo brutalmente, o crédito está muito caro. E isso vai levar a um cenário que as pessoas vão sentir na pele. Ele [Lula] faz isso para ir lá na frente e avisar: ‘olha, eu avisei’, taxa de juros muito alta, essa conta de energia também está muito alta. Isso está destruindo o país”, prosseguiu Daoud ao conversar com a jornalista e apresentadora Flávia Macedo.

Na visão de Daoud, essa postura de Lula não ajuda na situação econômica do país. Nesse sentido, o comentarista afirmou que o poder Executivo federal deve, na verdade, estabelecer planos práticos para ajudar no controle inflacionário do país, além de melhorar o poder de compra da população.

Lula, juros e inflação

inflação - ipca - boletim focus - marcello casal jr - agência brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Miguel Daoud também pontuou que o novo valor do diesel, que cairá R$ 0,40 a partir desta quarta-feira, é uma “excelente notícia”. Ele observa, contudo, que essa única medida está longe de ser suficiente para melhorar a projeção da inflação brasileira.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.