Política

MST invade sede do Incra em MG e 'exige' nomeação de superintendente

Cerca de 450 integrantes do MST ocuparam a sede do Incra, na manhã desta segunda-feira (17), em Belo Horizonte

Nesta segunda-feira (17), cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Belo Horizonte (MG).

A ação faz parte da 26ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, chamado de ‘Abril Vermelho’, que ocorre em todo o Brasil neste mês de abril, e marca os 27 anos do Massacre de Eldorado do Carajás.

O movimento reivindica maior celeridade no processo de nomeação do superintendente do órgão em Minas Gerais. O cargo está sem ninguém desde janeiro.

Além disso, o MST também quer a retomada do processo de vistoria e desapropriação de terras, cadastramento das mais de 3 mil famílias acampadas no estado e regularização das famílias assentadas.

Nei Zavaski, da direção estadual do MST em Minas Gerais, afirma que existem casos de famílias no estado que estão há 26 anos acampadas e sem uma proposta de solução por parte do Incra.

Os manifestantes pretendem continuar dentro do Incra até que haja negociações sobre as reivindicações.

O Incra respondeu, em nota, que vai se reunir com o MST.

“O Incra tem trabalhado pela retomada do programa de reforma agrária no Brasil, paralisado nos últimos anos, e está aberto ao diálogo com toda a sociedade. Logo, iremos recepcionar a pauta de reivindicações dos trabalhadores”, informou o órgão.