REPERCUSSÃO

Presidente da FPA critica nomeação de Lewandowski para Ministério da Justiça

O deputado federal Pedro Lupion afirmou que o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski tem uma "ligação muito próxima" com o MST

Ricardo Lewandowski
Foto: Divulgação/STF

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), criticou a nomeação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em uma série de publicações em uma rede social, Lupion afirmou que a escolha é “extremamente preocupante” e que Lewandowski tem um “posicionamento político-ideológico muito complicado”.

“Tenho respeito pela pessoa do ministro, mas seu posicionamento é muito contrário ao nosso pensamento, de garantia do direito de propriedade e da segurança jurídica no campo”, escreveu Lupion.

Lupion também afirmou que Lewandowski é contra a legítima defesa do cidadão de bem, o porte e a posse legal de armas, e que tem “ligação muito próxima” com o Movimento dos Sem-Terra (MST).

“A preocupação é que o Ministério da Justiça seja efetivamente usado politicamente, primeiro, na questão das demarcações de terras indígenas, atribuição da pasta; depois, com criminosos invasores do MST e movimentos semelhantes de invasores”, publicou.

“Preocupam as pessoas que ele pretende nomear. Os nomes divulgados, até agora, são completamente contrários ao nosso pensamento”, complementou.

Lewandowski no governo

Lewandowski ocupará a vaga deixada por Flávio Dino, indicado de Lula ao STF para o lugar da ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente da Corte, ao completar 75 anos de idade, em outubro do ano passado.

Para Lula, as duas indicações, uma na Suprema Corte e a outra na pasta da Justiça coroam seu primeiro ano de mandato. “Hoje é um dia muito feliz para mim. Feliz porque eu estou diante de um companheiro [Flávio Dino] que está prestando serviço extraordinário ao país, à Justiça brasileira, e que, acertadament,e o Congresso homologou para que seja a partir de 22 de fevereiro o novo ministro do STF”, disse Lula.

Por questões particulares, a nomeação do novo ministro da Justiça ocorrerá em 19 de janeiro e a posse está marcada para 1º de fevereiro. Até lá, Dino continua no cargo no Executivo, depois, assume a vaga no Senado até a posse no Judiciário, que será em 22 de fevereiro.

Segundo o presidente Lula, Lewandowski terá liberdade para montar o ministério, mas afirmou que dará o aval final para as novas nomeações.