POLÍTICA

Presidente do IPA destaca necessidade de infraestrutura no campo

Nilson Leitão ressalta a importância de solucionar problemas estruturais para impulsionar o desenvolvimento sustentável no setor agropecuário

Nesta terça-feira (13), Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), enfatizou a necessidade de solucionar a questão da infraestrutura rural antes de abordar temas como a governança ambiental, social e corporativa, pauta chamada de ESG.

“Como discutir ESG em um país com 5,5 milhões de propriedades rurais, onde 4,5 milhões vivem abaixo da linha da pobreza e lutam para obter uma renda mínima de sobrevivência? Precisamos abordar algo anteriormente. Estamos falando de um país que possui 100 milhões de toneladas de commodities não armazenadas. Como podemos discutir ESG diante dessa realidade?”, questionou Leitão durante o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em Brasília.

Leitão criticou especialmente a falta de capacidade de armazenamento no campo e os altos custos logísticos.

“Estamos falando do país com a logística mais cara do mundo. Não temos ferrovias, hidrovias, e tudo isso encarece enormemente para os produtores. O Brasil real da produção é afetado por isso”, acrescentou.