Política

Reforma da Previdência: ideia é votar 2º turno na próxima quarta-feira, diz Marinho

Ainda de acordo com o secretário especial da pasta, o processo de aprovação da medida deve ser concluído no Senado até meados de setembro

Câmara Deputados vota Reforma Previdência
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse, em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira, 31, que acredita que a reforma da Previdência deve ser votada em segundo turno na Câmara dos Deputados no dia 7 de agosto, quarta-feira da semana que vem. Segundo ele, o processo todo deve ser concluído no Senado até meados de setembro.

A data corrobora com a declaração dada por Jair Bolsonaro nesta quarta, após café da manhã com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O presidente da República disse que criou-se a expectativa de que a votação em segundo turno seja concluída na semana que vem.

“O governo não tirou férias, sabemos que a batalha da Previdência ainda não foi vencida”, disse Marinho, ressaltando que prosseguem as conversas do governo com o Congresso, incluindo líderes partidários, para que o texto avance. “Com o apoio essencial do presidente Rodrigo Maia e da importante vigilância dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil), devemos conseguir votar a Previdência sem grandes dificuldades na próxima semana e, no Senado, até o meio de setembro”, comentou na entrevista.

Estados e municípios

Marinho citou que a questão da inclusão dos estados e municípios na reforma pelo Senado ainda não está descartada. “Tenho conversado com o Davi Alcolumbre (DEM-RJ) para articular a votação. Estados e municípios saíram por uma questão política, por falta de apoio formal de governadores sobretudo do Nordeste”, afirmou. Marinho, no entanto, disse acreditar em uma mudança de comportamento dos governadores, o que poderia ajudar na reinclusão dos estados e municípios.

Votação no Senado

O secretário especial para a Previdência disse, ainda, que o Senado deve votar a reforma da maneira como ela foi aprovada na Câmara, e que eventuais inclusões ou exclusões de partes do texto voltarão aos deputados, mas que isso não prejudica o que já tiver sido acertado entre as duas casas legislativas.

Nova call to action