DECLARAÇÃO

'Vergonha', diz ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro sobre Enem

"Lamentável. Um desserviço à educação", escreveu Tereza Cristina, que é coordenadora política da FPA no Senado

Tereza Cristina
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Foto: Guilherme Martimon/Ministério da Agricultura

A ex-ministra da Agricultura de Jaior Bolsonaro, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), usou as redes sociais para criticar uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (5).

“Além de tentar mais uma vez vilanizar o agro, o governo Lula 3, em seu primeiro Enem, dá uma aula sobre como formular mal uma pergunta, sem rigor conceitual ou factual. Conteúdo claudicante, além de ideologizado. Lamentável. Um desserviço à educação”, escreveu a ex-ministra.

Em uma mensagem de áudio, a ex-ministra, que é coordenadora política da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Senado, classificou a questão do Enem como uma “vergonha”.

“Uma pergunta tão obsoleta, velha e ideologizada como essa em uma prova do Enem. Coitado do Brasil. Que vergonha”, disse a senadora Tereza Cristina.

FPA quer anular questões do Enem

Nesta segunda-feira (6), a FPA pediu a anulação das questões 89, 70 e 71 do Enem 2023.

Segundo a bancada do agronegócio, as questões são “discriminatórias, desinformativas e prejudicam a imagem do agronegócio brasileiro”.

Em nota, a FPA afirmou que as questões são “mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica e permitem que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista”.

A entidade destacou que o agronegócio é a principal atividade econômica do Brasil e que gera emprego e renda para milhões de pessoas.

“É inacreditável o governo federal se utilizar de desinformação em prova aplicada para quase 4 milhões de alunos brasileiros que disputam uma vaga nas universidades do Brasil”, disse a FPA.

A entidade também informou que vai solicitar a convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, para audiências na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.


Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!