Pecuária

César Augusto Rabassa Hax assume como presidente da ABCCC

Ele ficará no comando da entidade voltada a criadores de cavalou crioulos até 2024

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) tem um novo presidente. César Augusto Rabassa Hax tomou posse em meio à cerimônia realizada na noite de quarta-feira (5) na sede na entidade, localizada na Associação Rural de Pelotas (RS). O mandato dele está previsto para durar até 2024.

+ Governo cria 8 regras para fabricação de carne moída

Em seu primeiro discurso como presidente da ABCCC, Rabassa Hax destacou que já colabora há tempos com a entidade, participando de gestões anteriores. Além disso, ele demonstrou entusiasmo com o trabalho a ser desenvolvido pelo decorrer do próximo biênio e reforçou conhecer a equipe que irá acompanhá-lo na diretoria.

“Conheço essa casa muito bem, porque já fiz parte de algumas diretorias as quais auxiliei na estrutura e no andamento da ABCCC”, comentou o executivo. “Conheço a minha equipe e também conheço a equipe de colaboradores e da doação que eles têm pela casa, isso me deixa muito contente e também, de certa forma, confortável”, prosseguiu.

“Temos na mão um produto surpreendente e eu vou me doar ao máximo nesses dois anos para que a nossa entidade cresça com a potência que tem” — César Augusto Rabassa Hax

Rabassa Hax reforçou, ainda, o histórico da entidade que passa a ficar sob a sua gestão. Lembrou, por exemplo, que mais de 30 pessoas já ocuparam a cadeira da presidência da associação. “Temos na mão um produto surpreendente e eu vou me doar ao máximo nesses dois anos para que a nossa entidade cresça com a potência que tem. Sinto-me lisonjeado pelo deferimento como presidente, ainda mais que aqui já passaram 32 presidentes que fizeram um trabalho de construção de regulamentos, de pessoas, de provas e isso me traz muita responsabilidade.”

Expansão do setor

cavalo crioulo
Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Ao fim de seu primeiro discurso como presidente da ABCCC, César Augusto Rabassa Hax indicou que trabalhará para expandir a presença dos cavalos crioulos no mercado brasileiro. “Essa posse tem um sentimento diferente, o Onécio [Silveira Prado Júnior] foi o primeiro presidente paulista da entidade, isso nos diz muita coisa”, disse, ao citar o seu antecessor na função.

“O cavalo crioulo cresceu tanto e para tantas direções, pois ele se adapta muito fácil. É com esse objetivo que iremos gerir, na expansão do nosso cavalo, torná-lo um cavalo do Brasil”, complementou Rabassa Hax.

Histórico de César Augusto Rabassa Hax na ABCCC

diretoria
Foto: ABCCC/divulgação

César Augusto Rabassa Hax estreia como presidente da ABCCC, mas já conta com um histórico de participação na entidade. Em 2006, por exemplo, foi inserido no corpo de jurados oficiais, chegando a avaliar três edições da Final do Freio de Ouro. No biênio 2010-2012, foi 1º tesoureiro da associação. Atuou, ainda, como vice-presidente administrativo e financeiro em quatro gestões consecutivas: 2012-2014, 2014-2016, 2016-2020 e 2020-2022.

Fora da ABCCC, Rabassa Hax é proprietário da Estância do Passo Comprido, que fica no município gaúcho de Santa Vitória do Palmar. Além disso, é sócio-fundador de uma empresa que há mais de 25 anos atua no setor de agroquímicos e recebimento de grãos. A saber, ele iniciou a trajetória de criador de cavalos crioulos em 2022, na Cabanha Rebuliço, que agora é administrada pelos filhos dele.

Diretoria da ABCCC para 2022-2024

abccc - logo
Foto: ABCCC

Confira, abaixo, como ficou a diretoria da ABCCC para o biênio 2022-2024:

  • Presidente:

César Augusto Rabassa Hax

  • Vices-presidentes

Administrativo e Financeiro: Miguel Scarpellini Campos.
Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas: André Luiz Narciso Rosa.
Provas Esportivas: Fernando Gonzales.
Técnico: Patrícia Wolf.
Comunicação e Relações Comerciais: Fellipe Ribas Boratto.
Núcleos e Expansão: Daniel Jaeger Gonçalves da Silva.
Jurídico: Gilberto Rodrigues de Freitas.

  • Secretários

1º Secretário: Gustavo Weiand.
2º Secretário: Thiago Habowski.

  • Tesoureiros

1º Tesoureiro: Ricardo Felipe Sperotto Terra.
2º Tesoureiro: Filipe Silveira Pavei.

  • Conselheiros deliberativos

Ramiro Davis, Telmo Raimundi Ferreira, Carlos Loureiro de Souza, Daniela Cantarelli e Pedro Móglia.

  • Conselheiros fiscais

Frederico Wolf, Fernando Faria Corrêa e Carlos Souza Júnior.