Custo da produção da agropecuária do RS cai 4,9% em agosto, diz Farsul Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Custo da produção da agropecuária do RS cai 4,9% em agosto, diz Farsul

Pelo terceiro mês seguido, o custo da produção agropecuária do Rio Grande do Sul apresentou queda, aponta a Farsul

Pelo terceiro mês seguido, o custo da produção agropecuária gaúcha apresentou queda, aponta a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), que calcula o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP).

Em agosto, a retração foi de 4,9% em relação a julho, informa a entidade em nota.

Novamente, o principal insumo a influenciar a queda foram os fertilizantes, cujo custo caiu em todas as culturas avaliadas.

Os agropecuaristas gaúchos pagaram menos pelos insumos, mas também receberam menos pela produção, conforme o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR), que cedeu 1,25% em agosto em relação a julho.

Farsul

Segundo a Farsul, soja e trigo tiveram as quedas mais acentuadas de preço.

Mesmo com um menor custo de produção de junho para cá, no acumulado de 12 meses ainda há alta de 20,16%.

A Assessoria Econômica da Farsul destaca que o avanço desses custos ocorre sobre os números de 2021, “que já foram de alta, portanto, uma base já inflacionada”.

Outro ponto ressaltado pela Farsul é que o índice de custo de produção sobe bem acima do IPCA (índice oficial de inflação no País).

“Assim, mesmo que o Brasil viva um momento de inflação geral dos preços, os produtos que compõem a cesta de custos de produção estão se encarecendo de forma mais acelerada do que os demais”, assinala.

Já o índice de preços recebidos pelo produtor rural subiu 8,17% no acumulado de 12 meses. “Apesar de o resultado ser positivo para a receita dos produtores rurais, os custos apresentam alta superior, o que acaba por estreitar as margens de lucro da atividade”, finaliza a Farsul.

Sair da versão mobile