Excesso de oferta aumenta crise no setor de suínos, diz entidade Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Excesso de oferta e preços baixos dos suínos aumentam crise no setor, diz entidade

O excesso de oferta e os preços baixos dos suínos estão aumentando o cenário de crise no setor, segundo Associação Paranaense de Suinocultura

O excesso de oferta e os preços baixos dos suínos estão aumentando o cenário de crise no setor.

Segundo a Associação Paranaense de Suinocultura (APS), as dificuldades devem afetar todo o sistema, prejudicando também frigoríficos e vendedores de insumos.

De acordo com o presidente da APS, Jacir Dariva, o cenário está complicado, especialmente para os suinocultores independentes. “A indústria ainda consegue repassar margens através de produtos embutidos, mas é algo que independente não consegue fazer. Com isso, resta apenas deixar a atividade”, afirma. 

O suíno foi a proteína animal que mais cresceu nos últimos anos no Brasil. Entre 2016 e 2021, a produção aumentou mais de 30%, sendo que o Paraná foi o responsável por 1,7 milhão de cabeças, se tornando o segundo maior produtor do Brasil no ano passado.

“A oferta deve continuar crescendo nos próximos meses, aumento o estoque de carne nas granjas e nos frigoríficos, apertando ainda mais a margem do produtor. Isso só deve mudar no fim do ano, mas apenas o produtor que sobreviver vai conseguir”, explica.

 

Sair da versão mobile