Novo frigorífico terá capacidade de abater 15 mil suínos por dia Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Maior da América Latina, frigorífico terá capacidade de abater 15 mil suínos por dia

Nova estrutura, que será inaugurada nesta terça-feira (13), é mantida pela Frimesa e está localizada no oeste paranaense

A Frimesa Cooperativa Central vai promover, a partir das 17h desta terça-feira (13), o que é definido como o “maior projeto agroindustrial de sua história”. Afinal, é nesse horário que a empresa realizará a inauguração do maior frigorífico de suínos da América Latina.

+ Abate de bovinos, suínos e frangos cresce no 3º trimestre de 2022

A nova estrutura a ser mantida pela Frimesa está localizada no município de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná. Apesar do evento de lançamento, que deverá contar com executivos da empresa e lideranças do cooperativismo brasileiro, o novo espaço está programado para dar início às atividades a partir do mês que vem — ou seja, a operação começará, de facto, em janeiro de 2023.

O conceito de ser inaugurado já com a marca de ser o maior frigorífico de suínos da América Latina se dá pela capacidade de processamento anunciada pela empresa. Inicialmente, o novo espaço deverá ser responsável pelo abate diário de pelo menos 4 mil animais. A expectativa, contudo, é chegar daqui uma década à capacidade máxima: de 15 mil suínos sendo abatidos por dia. Conforme ressalta o presidente da Frimesa, Valter Vanzella, isso será possível a partir de ações em conjunto das cooperativas filiadas.

“A capacidade deste novo frigorífico é 15 mil suínos por dia” — Valter Vanzella

“Nosso planejamento diz que é necessário o abate de 7,5 mil suínos por dia para alcançar o ponto de equilíbrio“, afirma Vanzella. “Acredito que, com os esforços dos associados das cooperativas filiadas, logo chegaremos ao necessário. Todavia, a capacidade deste novo frigorífico é 15 mil suínos por dia, quantidade que alcançaremos ao longo de alguns anos”, reforçou, dessa forma, o executivo.

Números do novo frigorífico de suínos

frimesa - maior frigorífico de suínos da américa latina - planta
Foto: Frimesa/divulgação

As obras para a construção daquele que chegará ao mercado para ser o maior frigorífico de suínos da América Latina começaram em 2017. De acordo com a equipe de comunicação da Copagril, uma das cinco cooperativas agropecuárias que formam a Frimesa, o espaço conta com 148 mil m² de área construída, em terreno de 115 hectares.

Localizado em Assis Chateaubriand, o novo frigorífico terá a missão de ser, conforme destaca a própria Frimesa, “peça-chave” na cadeia produtiva de suínos, indo do processamento à comercialização — passando pela industrialização. Com o centro do município sendo cortado por três rodovias (PR-239, PR-364 e PR-486), o novo espaço tende a facilitar a logística e diminuir as distâncias e os custos no transporte dos animais.

Segundo comunicado enviado à imprensa, R$ 1,240 bilhão foram investidos no frigorífico, além de outros R$ 2 bilhões direcionados para a cadeia produtiva. Com a perspectiva de gerar 8,5 mil empregos diretos e indiretos, a meta da empresa é atingir a capacidade de abater 15 mil suínos por dia em até dez anos (2032).

Além disso, o diretor-executivo da Frimesa, Elias José Zydek, reforça que, para o plano de expansão, haverá mais investimentos em ampliação de fábricas de ração, fornecimento de máquina e equipamentos aos terminadores. Dessa forma, a expectativa é que a Frimesa aumente o seu plantel em 166% até 2023. Assim, irá pular das atuais 90 mil para 240 mil fêmeas.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile