Mal da vaca louca: após parecer final da OIE, Mapa descarta risco para produção bovina no país Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Mal da vaca louca: após parecer final da OIE, Mapa descarta risco para produção bovina no país

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou nesta segunda, 6, as investigações sobre os casos atípicos registrados na semana passada

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) notificou, nesta segunda, 6,  que considera como encerrado a investigação sobre a ocorrência de dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) , doença conhecida como o “mal da vaca louca”, de animais que estavam em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG).

“Diante dos resultados obtidos, esses casos foram concluídos e não representam risco para a cadeia de produção bovina do país”, destacou, em comunicado, o Ministério da Agricultura (Mapa).

Com a decisão da OIE, o Mapa reforça que o Brasil mantém a sua classificação como país de risco insignificante para a doença. Diante do cenário, não justificaria qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos, destacou o Mapa.

Uma reunião com representantes dos governos do Brasil e da China, para a negociar a retomada das exportações ao país asiático, deve acontecer entre representantes dos dois países. No entanto, em comunicado, o Mapa informou que ainda não há previsão de quando o encontro irá acontecer.

Confira abaixo o parecer da OIE sobre o caso atípico de EEB em Minas Gerais:

A OIE também divulgou parecer final sobre o registro da doença em Mato Grosso. Confira abaixo:

 

Sair da versão mobile