Ministério da Agricultura prorroga campanha de vacinação contra aftosa Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Ministério da Agricultura prorroga campanha de vacinação contra aftosa

O prazo para vacinação em bovinos e bubalinos foi ampliado em 13 estados em virtude da pandemia de Covid-19; confira as novas datas

boi sendo vacinado contra febre aftosa
Foto: Prefeitura de Rio Bonito (RJ)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta quarta-feira, 2 a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha, que inicialmente terminaria no dia 30 de novembro, será prorrogada em 13 estados. Segundo o Mapa, o prazo foi ampliado principalmente por conta da pandemia da Covid-19.

Os novos prazos estabelecidos pelo ministério variam de acordo com o estado. Para os pecuaristas de Sergipe e do Distrito Federal, a prorrogação vale até a próxima sexta-feira, 4. No estado de Mato Grosso, o novo prazo será até o dia 10 de dezembro e no Maranhão, até o dia 14. Já os estados de Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte a ampliação do prazo vai até o dia 15 de dezembro. No estado do Ceará, a prorrogação vai até o dia 19. Por fim, produtores do Amapá e Paraíba terão até o dia 31 de dezembro para realizar a imunização.

O ministério, lembra, ainda, que as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além da vacinação, o produtor deve fazer a comprovação junto ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

Sair da versão mobile