Carne bovina: fim do embargo chinês pode gerar problema de escassez Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Carne bovina: fim do embargo chinês pode gerar problema de escassez

Diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, diz o preço da carne pode subir no mercado doméstico com retomada das exportações

Nesta terça-feira (23), as autoridades alfandegárias da China liberaram a entrada no país de carne bovina brasileira que tenha recebido o aval sanitário chinês antes de 4 de setembro.

Segundo o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, a autorização não deve surtir grandes efeitos no resultado final das exportações de carne bovina em 2021.

“A quantidade certificada é pequena, algo em torno de 100 mil toneladas. Vai refrescar? Um pouco, mas insuficiente para estabelecer o recorde do ano passado, que foi de 1,72 mi de toneladas. O embargo continua. Mas mesmo sem ele seria uma meta difícil da acalçar”, afirma.

De janeiro até setembro, a China foi responsável por 50% das exportações bovinas do Brasil. Segundo Giovani Ferreira, apenas com esse dado é possível dimensionar o tamanho do estrago na cadeia produtiva nacional. “Em novembro de 2020, o Brasil embarcou 167 mil toneladas de carne bovina. Neste ano, foi apenas um terço”, diz.

Segundo o diretor do Canal Rural, o Ministério da Agricultura está trabalhando para derrubar o embargo e resgatar parte das exportações. “O que vai acontecer quando a China voltar para o mercado? Podemos enfrentar escassez.  Infelizmente o preço pode subir no mercado interno. Com o embargo, a indústria está em outro ritmo e a produção também. Quando a China voltar, e se voltar forte, nós podemos ter problema de abastecimento para atender demanda doméstica e internacional. É algo que o setor está discutindo muito”, explica.

Soja

E no acumulado de janeiro até novembro, o Brasil já igualou o volume recorde de soja em grão exportado em todo o ano de 2020, 82,9 milhões de toneladas. “Quanto o Brasil vai exportar até o fim do ano? O desafio é 90 milhões de toneladas. Acho difícil, mas certamente vai chegar perto”.

O Brasil é o maior exportador de soja do mundo.

Sair da versão mobile