Aumento da chuva favorece umidade do solo no Centro-Oeste do país Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Aumento da chuva favorece umidade do solo no Centro-Oeste do país

Por outro lado, os volumes elevados no Sul do país têm dificultado a instalação da soja e ainda a colheita do trigo em áreas do Paraná

Algumas cidades de Santa Catarina receberam até 200 mm de chuva nos últimos dias, acima da média de outubro. Segundo a meteorologista, Desirée Brandt, a primavera é a estação que tem mais chuvas no Sul do país.

“A atuação de áreas de baixa pressão, que são típicas para a América no Sul neste período, provocam tempestades e podem ter relação com o recente episódio de tornado observado em Santa Catarina”, diz.

A previsão do tempo aponta para novas ocorrências de chuva no Sul. Mas o excesso de águas tem preocupado os produtores da região. Para os próximos cinco dias são esperados 70 mm para áreas do oeste do Paraná. “É uma chuva que mantém o solo encharcado, e, consequentemente, aumenta as dificuldades para o plantio da soja e afeta a qualidade do trigo no Paraná”, destaca Desirée Brandt.

Será apenas a partir do dia 19 de outubro que a chuva perde força no Sul. Com isso, os volumes podem avançar para a região central do Brasil. São esperados até 30 mm para áreas do Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Matopiba. “Os volumes seguem consistentes até a semana que vem, e pode chover até 50 mm em regiões de Minas Gerais e Goiás”, ressalta Desirée.

Ainda segundo a meteorologista, a tendência é de recuperação da umidade do solo em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte à medida que as precipitações vão avançando após a passagem pelo Sul do Brasil.

 

Sair da versão mobile