Mercado e Cia

‘Precisamos de uma ação diplomática para amenizar impasse com Irã e EUA'

O ministro das Relações Exteriores afirmou que a Petrobras corre o risco de punida pelos Estados Unidos caso abasteça os dois navios parados em Paranaguá

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta quinta-feira, dia 25, que a Petrobras corre o risco de punida pelos Estados Unidos caso abasteça os dois navios iranianos que estão parados no Porto de Paranaguá desde o início do mês de junho.

Diante do impasse, o governo busca alternativas para controlar o problema, sem se indispor com os dois parceiros comerciais. Segundo o comentarista Benedito Rosa, a melhor solução é buscar um acordo através da diplomacia entre Brasil, Irã e Estados unidos.

“Estamos diante de um cenário complexo. Nesta situação, o que não podemos fazer de forma alguma é confrontar duas grandes potências que são aliadas do Brasil”, afirma.

“A diplomacia brasileira, junto com as associações de exportação de carne, aves, açúcar, milho e soja para o Irã, precisam encontrar empresas que não estão restritas na lista americana que comercializem alimentos para que o comércio possa fluir. Fizemos algo semelhante com o Iraque nos anos 90, exportando carne via Jordânia”, finaliza.

Nova call to action