Rural Notícias

Covid-19: governo do RS vai endurecer medidas preventivas nos frigoríficos

Pelo menos dez frigoríficos do estado registraram casos do novo coronavírus; assunto foi debatido pelo governador com a secretaria de saúde

Após o registro de focos do novo coronavírus em pelo menos 10 frigoríficos do Rio Grande do Sul, o governo do estado vai emitir portaria endurecendo as medidas preventivas à transmissão da doença para todos os setores da indústria. As normas devem ser publicadas até o final da semana pela Secretaria da Saúde.

As determinações da portaria vão ser aplicadas tanto a trabalhadores com vínculo direto quanto aos terceirizados que exercem atividades dentro das indústrias. O descumprimento das determinações vai ser considerado infração de natureza sanitária, que pode resultar em processos administrativo e penalidades previstas na legislação.

Nesta quarta-feira, 29, em uma live, o governador do estado, Eduardo Leite, afirmou que o estado está trabalhando nesta questão, tentando conciliar a proteção da saúde dos funcionários com o abastecimento de alimentos.

“Gostaria de reafirmar que essa portaria será para as indústrias de modo geral, porque os protocolos em relação ao trabalho devem ser seguidos em qualquer instituição para evitar o vírus”, disse a secretária da saúde, Arita Bergmann.