Rural Notícias

Daoud: Sanção de Trump contra o Irã poderá prejudicar agro do Brasil

Para o comentarista, bancos norte-americanos que participam de transações internacionais podem deixar de atender o Irã

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 8, em pronunciamento na Casa Branca, que vai impor sanções econômicas adicionais ao Irã imediatamente. O pronunciamento de Donald Trump foi feito após o regime iraniano ter lançado mísseis a bases militares utilizadas por forças americanas no Iraque.

De acordo com o pesquisador da GV Agro, Felippe Serigati, o pronunciamento de Trump teve um aspecto positivo no mercado, pois sinalizou uma redução na tensão envolvendo Estados Unidos e Irã. Com isso, o temor de petróleo mais caro, que elevaria os custos de produção para quase todos setores, ficou menor.

Já para o comentarista Miguel Daoud, o Brasil precisa ficar atento a essas sanções, pois podem atingir diretamente as nossas exportações para o Irã. “Como o Brasil recebe dinheiro dessas exportações via sistema bancário mundial e que envolve diversas instituições financeiras, incluindo norte-americanas, pode ser que essa comercialização fique prejudicada”, contou.

Ainda de acordo com o comentarista, a declaração mais conciliatória veio após o presidente norte-americano sofrer pressão tanto do Congresso como de países aliados para diminuir a tensão com o Irã. “O risco dessa situação é fugir de controle , o que poderia provocar uma nova crise global”, disse.