Diversos

Frio avança do Sul e chega em áreas de café do Sudeste

As geadas previstas para o Sul do Brasil podem atingir lavouras de café e milho; para o Sudeste, geada está descartada por enquanto

O clima mais frio persiste sobre o Sul nesta quarta-feira, 30. A novidade é que ele agora avança e deve atingir áreas do Mato Grosso do Sul norte do Paraná e até alguns pontos de São Paulo e sul de Minas.

Nesta quarta, a mínima é de 2°C abaixo de zero em pontos mais altos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A temperatura fica negativa desde o sul do Paraná até o Rio Grande do Sul. Faz frio também em Mato Grosso do Sul, onde a temperatura no sul do estado pode chegar a 3°C.

Para o sul de Minas a temperatura também será de 3°C. No entanto, as baixas temperaturas não apresentam risco de geadas para áreas do café, um cenário diferente do que será observado em algumas regiões do Parana.

Para esta quarta a mínima será de 2°C abaixo de zero com previsão de geadas para áreas do milho em Cascavel. Na quinta a temperatura segue baixa, ainda com risco de geada. Apenas na sexta é que o frio diminui, e a temperatura vai a 5°C, o que elimina o risco de geadas no oeste do Paraná.

No município paraense de Londrina, a próxima madrugada pode chegar a 1°C, com risco para chegadas as áreas do café e o tempo volta a esquentar a partir de sexta.

A chuva segue apenas no norte do Brasil e na faixa leste do Nordeste brasileiro. Segundo a previsão do tempo, as precipitações devem beneficiar lavouras de cana-de-açúcar e também áreas de pastagem.