Rural Notícias

Governo mantém previsão de queda de 4,7% no PIB brasileiro em 2020

Brasil deve registrar crescimento no 3º e 4º trimestres de 2020, garante pesquisador da FGV Agro

O Ministério da Economia manteve a projeção de queda para o Produto Interno Bruto brasileiro em 2020 de 4,7%, destacando forte retomada na atividade no atual trimestre, apesar da expressiva contração verificada entre abril e junho.

Nesta terça-feira, 15, o Banco Central divulgou o IBC-Br indicando que em julho a economia brasileira expandiu pouco mais de 2% em relação ao mês anterior, sendo esse o terceiro mês consecutivo de alta. O pesquisador da FGV Agro, Felippe Serigati, diz que o Brasil sentiu o início da pandemia, mas conseguiu reagir.

“Tivemos uma paulada forte devido à pandemia em março e abril, mas a economia brasileira tem apresentado sinais de recuperação. Essa recuperação, infelizmente, não será suficiente para fazer com que a economia brasileira termine 2020 em campo positivo”, disse.

Porém, o pesquisador garante que essa notícia significa que a recessão da economia registrada no primeiro e segundo trimestre provavelmente se encerrou e que segundo segundo semestre vai ser um período melhor.

Mesmo com a gradual retomada das atividades, o setor de serviços ainda têm dificuldade de se recuperar, enquanto as atividades agropecuárias é o setor que melhor lidou com as turbulências da pandemia.

Segundo Serigatti, o que explica bom desempenho da agropecuária é o bom clima em combinação da boa oferta e demanda, tanto para exportações quanto no mercado interno. “De forma geral, a economia brasileira está em um processo de recuperação e a recessão ficou concentrada no 1º e 2º trimestres”, finaliza.