Rural Notícias

Preços do boi padrão europeu dobraram em relação ao ano passado

Clarissa Peixoto, da Conexão Delta G, fala do fortalecimento da raça braford, presente em 13 estados brasileiros

Mesmo com a pandemia, estiagem no Sul do país e descapitalização do produtor, os preços do boi padrão europeu dobraram em relação ao ano passado, apontou a Conexão Delta G, associação que reúne agroempresas brasileiras.

Um dos motivos é o investimento em alta genética que melhorou a qualidade dos animais. Sobre este assunto, o Rural Notícias conversou com a  Clarissa Peixoto, vice-presidente da entidade.

“A genética está cada vez mais valorizada, com muita procura nos leilões e de animais nas fazendas. A grande luta da Conexão Delta G foi disseminar a raça braford no Brasil inteiro para mostrar o trabalho sério que estamos fazendo, tanto que estamos em 13 estados, mostrando que o animal está bem adaptado”, disse.

Segundo ela, para quem pretende investir na raça, o momento é promissor. “Estamos sentindo que cada vez mais temos um volume maior de exportação e a valorização da carne de qualidade dentro do Brasil, aproveitando que a Argentina está um pouco fora do mercado, pois temos as mesmas qualidades de produto aqui dentro. Isso vai valorizar ainda mais a procura por animais e carne de qualidade.”

Esse aquecimento no mercado de gado padrão europeu também pode ser sentido nos leilões. Segundo Clarissa, há uma procura maior por fêmeas no momento e a ideia é espalhar a raça ainda mais pelo Brasil. “Com mais oferta da raça braford pelo Brasil, , os frigoríficos vão conseguir montar nichos para venda dessa carne de maior qualidade e, consequentemente, com repasse ao produtor”, finalizou.