Rural Notícias

‘Retomada da agenda econômica no Brasil animou investidores’

Economista faz análise de um dia positivo no mercado internacional e as perspectivas da retomada econômica no Brasil e no mundo

De acordo com uma declaração foi feita pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, neste domingo, 5, em entrevista à CNN Brasil, o governo brasileiro pretende fazer quatro grandes privatizações em até noventa dias, além de aprovar uma reforma tributária ainda neste ano.

Segundo o ministro, a agenda de privatizações e concessões está sendo seguida normalmente pelo governo apesar do cenário de incertezas por conta da pandemia do novo coronavírus. O ministro não confirmou quais empresas serão privatizadas. Já reforma tributária, de acordo com Guedes, que deve ser aprovada ainda este ano e se caracteriza, na verdade, como um programa de substituição tributária, sem a intenção de aumentar impostos.

Esse fator e o otimismo da bolsa de Xangai foram responsáveis por um animador para os investidores. Em entrevista ao Rural Notícias, o economista do Banco BV, Carlos Lopes, falou sobre as perspectivas para os próximos meses.

“O mercado chinês sempre mexe muito com a economia do planeta, e o dia começou refletindo todo o otimismo das bolsas asiáticas. O investidor chinês tem migrado muito para bolsa e impulsionou o mercado no dia. Aliado a isso, tivemos a boa notícia de que a economia global está retornando mais rápido do que as pessoas esperavam”, disse.

Sobre a entrevista de Paulo Guedes e a retomada da economia brasileira, Lopes disse que esse foi um dos fatores que colaboraram com o resultado do mercado nesta segunda. “O fato de o governo estar trazendo de volta uma agenda vinda reformas e privatizações acaba animando. Agora que a pandemia parece mais controlada, com vacinas sendo testadas, o governo volta a dar um foco maior para essas questões de investimento”, disse.

A expectativa do economista é por um segundo semestre mais ameno, mas ainda marcado pela volatilidade provocada pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

Categoria: Economia