Rural Notícias

Trump afirma que vai à suprema corte se perder as eleições nos EUA

“Etanol e suco de laranja devem ser impactados se Biden for eleito”, afirma cientista político

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz ter vencido as eleições e afirmou que vai à Suprema Corte se houver fraude na apuração dos votos. Até a tarde desta quarta-feira, 4, o candidato democrata Joe Biden tinha projeção de vitória de 248 colégios eleitorais, e Trump, de 214. Para ser declarado vencedor, é preciso que um candidato alcance no mínimo 270 colégios.
Devido ao tempo que leva para contar os milhares de votos enviados pelo correio por causa da pandemia de Covid-19, o resultado final leva dias para ser divulgado. Caso o nome do vencedor seja contestado na justiça, pode levar até semanas.
O cientista político da Tendências Consultoria, Rafael Cortez, acredita que com a eventual vitória de Joe Biden, a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos vai depender muito da postura brasileira diante desse cenário. “Acho que o ponto fundamental é que a gente espera que o Biden mantenha um proativismo maior nas relações internacionais, sobretudo voltado para América Latina e, entre essa agenda, a questão ambiental é super importante”, completa.
Ainda segundo Cortez, eventuais retaliações do ponto de vista comercial podem acontecer em um cenário um mais tenso no caso da questão ambiental. “Há tendência de algumas mudanças. Acho que todas as possibilidades são em dobro porque o Brasil de fato enfrenta um dilema de reputação no âmbito das relações internacionais e a tendência é que Biden seja mais delicado e posture por meio de instituições multilaterais, acordo em relação a algumas agências que estavam paradas no governo Trump, como por exemplo, o clima”, finaliza.