Diversos

BRF vai fechar unidades na Europa, Tailândia e Argentina

Empresa quer arrecadar ao menos R$ 5 bilhões para reforço de caixa; plano de reestruturação também prevê foco das operações no mercado doméstico, Ásia e países muçulmanos

Unidade da BRF
Foto: Fiesp

A BRF divulgou nota nesta sexta-feira, dia 29, informando que colocará em ação um plano de reestruturação com o objetivo de arrecadar pelo menos R$ 5 bilhões para reforçar caixa e ajustar sua dívida líquida. Entre as medidas previstas, estão a venda de unidades operacionais na Europa, Tailândia e Argentina – a empresa ressalta, entretanto, que não isso não exclui a exportação de produtos para esses mercados.

A decisão estratégica também prevê o foco das operações da BRF no mercado doméstico brasileiro, na Ásia e em países muçulmanos. O plano também abrange a venda de ativos imobiliários e não operacionais, e de participações minoritárias em empresas.

A empresa informa que plano aprovado por seu conselho de administração não contempla a emissão de novas ações.

O reforço no caixa, diz a nota, também virá de melhoria na gestão de estoques de matéria-prima (congelados) e de produto acabado. Para tanto, terá continuidade o plano de reestruturação fabril, que visa à adequação da estrutura produtiva à demanda de mercado. Em andamento desde março deste ano, a iniciativa incluiu readequação nas linhas de produção, férias coletivas e a redução de cerca de 5% do quadro de funcionários nas operações industriais no Brasil.