RS lidera movimento pela criação do Dia Nacional do Vinho | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RS lidera movimento pela criação do Dia Nacional do Vinho

Estado já celebra a data e quer se unir a outros produtores da bebida, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco

Fonte: Raquel Aviani/Mapa

O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro que tem em seu calendário oficial de eventos um dia para celebrar o vinho. O Dia Estadual do Vinho é comemorado sempre no primeiro domingo de junho. Neste ano, mais de 270 eventos enogastronômicos e enoturísticos marcaram, por todo o estado, as comemorações do Dia do Vinho – que já se estendem por duas semanas.

O evento teve, desta vez, a adesão de outras regiões produtoras de vinhos do país, como o município de São Roque, em São Paulo. Para o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, esse movimento caminha para a criação de um Dia Nacional do Vinho. Hoje, além do Rio Grande do Sul, estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco também fazem vinhos.

Mas é do Rio Grande do Sul que ainda sai cerca de 90% do vinho nacional consumido no país. No estado gaúcho, o vinho gera quase 3.000 empregos diretos e outros milhares indiretos, mantém 20 mil famílias de pequenos agricultores no campo, envolve 100 mil pessoas em áreas como agricultura, agroindústria, gastronomia, hotelaria, universidades e turismo, e representa 1% do PIB estadual.

Sair da versão mobile