Agronegócio

Alexandre Garcia: Brasília é resultado da conquista da expansão do Centro-Oeste

O comentarista lembrou ainda quando migrantes do Rio Grande do Sul derrubaram o mito de que a terra do Cerrado era improdutiva, plantando soja, milho, feijão e trigo

Brasília comemora nesta terça-feira, 21, 60 anos desde sua criação. Para o comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, a cidade não é apenas urbanismo e arquitetura mas sim o resultado final da conquista das ‘chaves do Centro-Oeste e sua expansão’.

“Quando cheguei a Brasília ela ainda era uma debutante, com apenas quinze anos desde sua criação. Desde então, assisti muitas mudanças em Brasília e no Brasil. Vi de perto meus conterrâneos do Rio Grande do Sul derrubarem o mito de que a terra ácida do Cerrado era improdutiva, eles plantaram soja, milho, feijão e trigo”, lembra o comentarista.

Segundo ele, o grande mérito de Brasília foi conquistar  ‘uma área sem mar, uma conquista de um mar de terras’. “Criaram gado, frangos, ovos e hoje Brasília produz com alta produtividade e qualidade. Não podemos esquecer do plantio de legumes, que antes Brasília comprava tudo de outras cidades e agora é essa cidade que vende para fora. Ela não é somente a sede dos Três Poderes, é também a sede da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]”, afirma o comentarista.

“Agora, Brasília, significou mesmo a conquista do Centro-Oeste, a chave que abriu as portas de expansão, de ocupação das terras. E essa é melhor forma de consolidar a conquista, ocupando território e desfrutando dele”, diz Garcia.