O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, acatou um pedido do Ministério Público que obriga o produtor a refazer a documentação da Licença Ambiental todos os anos, para plantar. A medida vai afetar todos os produtores de Goiás que não possuem licenciamento ambiental. Para o presidente da Aprosoja/GO, Bartolomeu Braz Pereira, a decisão parte de uma ideologia que coloca burocracias para dificultar o processo produtivo. Ele diz que o assunto está sendo discutindo junto à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para que a lei seja banida.