Com déficit hídrico, Minasul projeta quebra na produção de café em 2021 Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café Forte

Com déficit hídrico, Minasul projeta quebra na produção de café em 2021

As altas temperaturas e o longo período de estiagem prejudicaram a produção 2021, principalmente do arábica, diz o presidente da cooperativa

A produção de café da cooperativa Minasul, em Varginha, no sul de Minas Gerais, deve registrar quebra por conta do déficit hídrico, com um volume de café pelo menos 30% menor do que o de 2020.

Segundo o presidente da cooperativa, José Marcos Magalhães, os fatores climáticos na região produtora de café impactarão a próxima safra. “Houve um período de seca muito extenso, com um déficit hídrico bastante elevado e altas temperaturas. Isso prejudicou bastante a próxima safra, que colheremos esse ano”, diz Magalhães.

Ele ainda se mostra preocupado com os números e estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Estamos aguardando o final do mês de janeiro com os números oficiais da Conab e levantamento em todo o Brasil. O que podemos dizer é que essa quebra será bastante significativa, principalmente com café arábica”, afirma o presidente da cooperativa.

A Minasul tem cooperados em diferentes regiões de Minas Gerais. O sul do estado foi o mais prejudicado pela falta de chuvas. Os membros da cooperativa entregaram 2 milhões de sacas de café no ano passado e 1,5 milhão de sacas em 2019.

Sair da versão mobile