Chuva retorna ao Rio Grande do Sul na forma de temporais com vento e granizo | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuva retorna ao Rio Grande do Sul na forma de temporais com vento e granizo

Em Minas Gerais, excesso de umidade atrapalha o escoamento de produtos agrícolas

Nesta sexta-feira (13), a chuva ainda pode cair forte na maioria das áreas e a grande novidade é o retorno da umidade para o Rio Grande do Sul. Há potencial para temporais desde o estado até o Amazonas, assim como em boa parte de São Paulo e de Minas Gerais e da capital ao sul do Rio de Janeiro.

Todos esses estados devem ficar em atenção. Contudo, as áreas mais preocupantes são grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, a faixa oeste de Santa Catarina e do Paraná e o centro-sul de Mato Grosso do Sul, bem como Campo Grande.

Nessas porções, a chuva pode cair com grande volume, acompanhada por rajadas de vento de até 80 km/h e provocar transtornos, como alagamentos, enchentes e queda de árvores. Há potencial inclusive para queda de granizo.

Chuvas em Minas Gerais

Em Minas Gerais, o excesso de chuva provocado por vários corredores de umidade tem sido um grande problema. As pancadas dificultam o escoamento agrícola, e 216 municípios estão em situação de emergência.

Em Carmo da Mata, por exemplo, os produtores rurais têm enfrentado dificuldades para escoar a produção ou receber insumos. De acordo com a prefeitura do município, produtos de origem animal, como o leite, estão com as entregas paralisadas.

A chuva no Sudeste vai perder intensidade nos próximos dias e até o início da semana que vem haverá mais aberturas de sol. De todo modo, o alerta continua, já que as pancadas não vão parar completamente e o solo já se encontra muito encharcado.

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile