Agronegócio

'Consumidor está optando pelo mais barato e comprando menos'

Estudo do Rabobank, maior banco de agronegócios do mundo, aponta queda do consumo no Brasil como resultado das medidas de isolamento social

O analista de pesquisa do Rabobank, Andrés Padilha, comentou sobre os novos hábitos dos consumidores diante a crise da pandemia de coronavírus no mundo. Segundo Padilha, as medidas de isolamento e prevenção contra a Covid-19 estão influenciando na hora das compras.

“Restaurantes, lanchonetes e bares apresentaram queda de 70% no faturamento. Do outro lado, um aumento expressivo nas vendas dos supermercados. O consumidor parou de consumir nos canais food service”, disse Padilha.

Ele ainda destacou que as compras em supermercados devem voltar à normalidade e apresentar quedas futuramente. “O consumidor está começando a fazer algumas trocas de categorias, passando de marcas mais caras para mais baratas. A gente vê isso nas proteínas, nos lácteos, nas bebidas também”.

“O consumidor vai continuar fazendo suas escolhas durante a crise e os impactos de longo prazo vão depender da velocidade na qual o consumidor volte a uma normalidade e as economias dos estados comecem a sair dessas quarentenas. Então, por enquanto, cautela”, advertiu o analista.