Consumo de carne bovina recua para o menor nível em 12 anos Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Consumo de carne bovina recua para o menor nível em 12 anos

Segundo análise de Miguel Daoud, um desarranjo na economia levou consumidores a buscarem outras proteínas, que também subiram de preço

Dados do Itaú BBA revelam que um número cada vez menor de famílias no Brasil tem consumido carne bovina. Para 2021, a estimativa é de queda de 2%, um consumo de 5,24 milhões de toneladas de carne bovina, o menor volume em 12 anos. Quando se considera o consumo por pessoa, o resultado é ainda mais modesto: 24,5 kg por ano, número próximo do registrado em 2005.

Já o consumo de carnes de aves e de suínos está em alta, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo médio per capita de carne de frango subiu para 46 quilos neste ano, com evolução de 2%. Já o de carne suína foi a 16,8 quilos, com alta de 5% no ano.

Na avaliação do comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a redução no consumo de carne bovina está atrelada a um novo momento da pecuária no Brasil. Ele ainda ressalta que o cenário econômico no país leva os consumidores a buscarem novas opções.

“Toda vez que a renda aumenta e a inflação diminui, a população parte para proteínas. Mas com esse desarranjo da economia, dólar alto e pandemia, esses brasileiros tiveram que optar por uma proteína mais barata, como frango, suínos e ovos, que também subiram de preço”, destaca.

 

Sair da versão mobile