O presidente da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Coabriel), Antônio Joaquim de Souza Neto, afirma que é totalmente contrário a importação de café pelo Brasil. Ele diz que ainda existe conilon disponível para venda, mas explica que o grão é a moeda de troca do produtor e ele vende de acordo com a sua necessidade. Neto diz que apenas as discussões sobre o tema foram suficientes para causar efeito negativo no preço.