Mercado e Cia

Soja: consultoria projeta crescimento nas exportações de março

China volta a demandar mais soja e exportações devem ficar 54% superiores neste mês na comparação com mesmo período do ano passado

As exportações de soja neste mês de março estão estimadas em 13 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume embarcado vai superar em 54% o total do mesmo período do ano passado. Segundo a análise da Carlos Cogo Inteligência de Mercado, afirma não haver sinais de retração na demanda em virtude do surto de coronavírus. A empresa afirma que a China está voltando a demandar mais e as importações do país cresceram 14,2% no primeiro bimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado.

O analista de mercado Carlos Cogo, ainda diz “soja no porto batendo recordes históricos, cravando a marca de R$ 100 a saca em Paranaguá-PR”. Ele ainda ressalta que o fluxo de exportações dos principais commodities é de grãos e carnes e que a soja deve bater recorde de exportação ainda este mês.

“Provavelmente vamos chegar a 13 milhões de toneladas exportadas, mesmo com cenários de atrasos por questões climáticas, há um volume de 154% acima em comparação ao mês de fevereiro”, afirma Cogo.