A Lei das Cultivares foi discutida mais uma vez nesta última terça, dia 26, em um encontro que reuniu entidades do setor agrícola em Brasília (DF). Segundo o presidente da Aprosoja/MT, Endrigo Dalcin, o direito do produtor de salvar suas sementes já é um consenso. Sobre o pagamento de royalties, ele discute que, no caso das sementes certificadas, o pagamento já é feito no momento da compra, porém, 35% das sementes do país são salvas e esse volume não paga pela tecnologia. As entidades concordaram que o produtor pague pela semente salva o equivalente ao que o mercado cobra pelas sementes certificadas.