Cumprindo uma das promessas de campanha, Donald Trump retirou os Estados Unidos da parceria transpacífico (TPP). O acordo havia sido firmado pelo presidente Barack Obama em 2015 e incluíamo-nos 12 países, que juntos representam 40% da economia mundial e um terço do comercio global. A saída dos americanos do TPP pode favorecer as exportações do agronegócio brasileiro. Segundo Ivan Wedekin, o Brasil tem que olhar cada vez mais para a Ásia, onde estará o grande crescimento do mercado futuro em função da renda e da população.