É chuva que não acaba mais! Veja na previsão do tempo as áreas mais afetadas Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

É chuva que não acaba mais! Veja na previsão do tempo as áreas mais afetadas

Excesso de umidade, no entanto, não é a única preocupação de produtores do país, já que a forte estiagem no Rio Grande do Sul tem trazido perdas às lavouras

O clima úmido e quente no Paraná tem favorecido o aumento de focos de ferrugem asiática. Em todo o Brasil, inclusive, há uma ocorrência da doença 220% maior, em comparação com a mesma época da safra anterior. E vem mais chuva por aí.

Da mesma forma, na faixa norte do Brasil, a umidade em excesso tem atrapalhado o plantio do algodão.

Em contrapartida, os prejuízos por causa da estiagem no Rio Grande do Sul não param. As perdas no arroz, por exemplo, já somam R$ 256 milhões. A prefeitura da cidade de Uruguaiana, no extremo oeste do estado, decretou situação de anormalidade.

Nesta quinta-feira (19), as áreas que mais preocupam em relação aos temporais na região Norte são o centro-sul do Amazonas, o Acre e o nordeste do Pará. A atmosfera fica bem instável por conta de uma combinação de sistemas meteorológicos, como uma baixa pressão e um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), ambos atuando no interior da região.

Já no Centro-Oeste as pancadas são mais isoladas, especialmente a partir da tarde, inclusive em Goiânia, Brasília, Cuiabá e Campo Grande.

No norte de Mato Grosso do Sul, há risco para tempestades, assim como no Maranhão, centro-norte do Piauí, incluindo Teresina, e no Ceará, como em Fortaleza.

A chuva ainda pode cair forte no centro-leste de São Paulo e centro-sul de Minas Gerais. Tempo firme será registrado na faixa leste e no oeste do Rio Grande do Sul.

Todas as capitais do país têm previsão de chuva para esta quinta, com pancadas a qualquer hora do dia em Curitiba, Florianópolis, Manaus e Maceió, por exemplo. Já na Grande São Paulo, a chuva pode cair forte e com raios.

Mais chuva na semana que vem

Até a próxima segunda-feira (22), há muita água para cair, especialmente em áreas do centro-norte do país, com risco de temporais em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas e Maranhão,entre outros.

No domingo (21), as tempestades chegam ao Espírito Santo, Santa Catarina, litoral do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná. Até terça-feira (24), são esperados acumulados de 50 a 70 milímetros no Matopiba, centro-sul de Minas Gerais (incluindo Belo Horizonte), centro-leste do Pará e no nordeste e sudoeste do Amazonas (inclusive em Manaus).

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile