Mercado e Cia

Economia brasileira deve crescer no 3º trimestre, diz economista

O economista Roberto Troster repercutiu a queda do índice Ibovespa e a expectativa do mercado internacional com o avanço das pesquisas para uma vacina contra a Covid-19

Nesta quinta-feira, 16, o dólar apresentou queda de 0,92%, negociado no valor de R$ 5,335. O índice da Ibovespa apresentou redução de 1,15%, com 100.614, mesmo em queda. O economista Roberto Troster comentou a respeito deste movimento no mercado brasileiro e falou sobre o otimismo para o terceiro semestre de 2020.

“Na prática, o que está acontecendo é um aumento na Bolsa de Valores, que no último mês apresentou aumento de 8,9%. Sendo assim, é possível ser otimista também por conta dos avanços nas pesquisas para uma vacina para a Covid-19, quanto antes for descoberta a vacina mais curta será a crise e essa indefinição gera certeza no mercado”, diz o economista.

Segundo o Troster, as outras duas questões que animam o mercado são: juros baixos e expectativa para o crescimento da economia do Brasil e do mundo.

“As expectativas para o crescimento da economia mundial melhoraram, sendo esperada uma recessão menor do que a projetada anteriormente e um crescimento um pouco maior da economia nos próximos trimestres. Estudos mostram que o segundo trimestre de 2020 foi o pior da economia brasileira, e se os números estiverem certos, o terceiro trimestre vai apresentar uma melhora frente ao segundo trimestre”, finaliza Troster.