Mercado e Cia

Fux assume presidência do STF com tom mais conciliador, diz Daoud

Segundo o comentarista, o ministro deve se ater à Constituição para recobrar o respeito da sociedade pela Corte, abalado na gestão de Dias Toffoli

O ministro Luiz Fux assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 10. De acordo com o comentarista Miguel Daoud, ele deve adotar um tom mais conciliador se comparado a Dias Toffoli, presidente anterior da Corte, que teve um mandato marcado por embates.

“A gestão do Dias Toffoli foi marcada por posições que geraram dúvidas na sociedade, como no caso das fake news [notícias falsas] em que houve uma decisão monocrática. Reclamou-se também que em algumas decisões ele tentou ser conciliador demais com o governo, desviando-se da missão do Supremo, que é ser guardião da Constituição”, diz.

Daoud espera que Fux seja mais técnico, com um viés constitucionalista, sem fazer muita política. “Ele tentará melhorar a visão que a sociedade tem do STF”, diz,

O comentarista lembra que decisões anteriores do ministro na Corte levaram a problemas para os produtores rurais, como nas análises da tabela do frete e do Funrural.