Índice de confiança do agronegócio perde fôlego no começo de 2019 Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado e Cia

Índice de confiança do agronegócio perde fôlego no começo de 2019

Mesmo com a queda, indicador mantém segundo melhor resultado da série histórica

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) atingiu 111,9 pontos no 1º trimestre deste ano. Apesar de ser considerado otimista, o resultado mostrou um recuo de 3,9 pontos em relação ao recorde do 4º trimestre de 2018, que registrou 115,8 pontos. O atual patamar de confiança é o segundo melhor da série histórica.

Os produtores se mantêm confiantes com as condições gerais da economia brasileira, apesar das dificuldades do governo em levar adiante reformas importantes, como a da Previdência. De acordo com o estudo – que é realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) –, existe otimismo quando o indicador está acima de 100 pontos; abaixo dessa marca, o ambiente é pessimista. 

“Falas como a de Paulo Guedes, de largar o governo caso a reforma da Previdência seja aprovada, trazem pessimismo ao produtor”, avalia o comentarista Miguel Daoud.

Sair da versão mobile