Daoud: Com aumento da inflação, Banco Central deve elevar taxa de juros Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Daoud: Com aumento da inflação, Banco Central deve elevar taxa de juros

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo subiu 0,86%, e registrou o maior valor para o mês desde 2016

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, fechou em alta de 0,86% e registrou o maior índice para o mês desde 2016. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor também ficou acima do registrado em fevereiro do ano passado, quando teve crescimento de 0,25%. No ano, a taxa da inflação ficou em 1,11%.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o aumento da inflação pode levar o Banco Central a aumentar as taxas de juros nas próximas semanas, elevando os preços das commodities, principalmente milho e soja.

“O custo da produção rural está subindo muito, assim como o gasto do consumidor também está em alta. Esse indicador que começa a se manifestar agora vai levar o Banco Central na semana que vem a aumentar as taxas de juros. Exemplos disso são os valores subindo do milho, soja, câmbio e combustível. Isso começa a impactar no custo da produção e consequentemente no consumo e quando a pessoa não tem renda pode-se provocar um rompimento”, diz o comentarista.

Por fim, Daoud ainda mostra-se preocupado com o cenário econômico. “Temos que tomar muito cuidado com esse tipo de inflação porque ela pode provocar um momento econômico que é chamado de estagflação, ou seja, uma economia paralisada com uma inflação muito alta”, conclui.

Sair da versão mobile