Direto do 2º Fórum Itinerante do Leite, que acontece em Santa Maria (RS), o coordenador da Comissão de Grãos e Leite da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues, conta que a produção de leite triplicou em 20 anos e a qualidade acompanhou, atendendo às demandas do mercado. Segundo ele, no entanto, um dos problemas enfrentados hoje é obrigar o produtor a produzir o leite com célula somática muito baixa, sendo que esta não é a realidade do Brasil. A proposta da entidade é que os índices estejam em padrões equivalentes aos dos Estados Unidos.