Mercado e Cia

Mourão viaja com ministros e embaixadores pela Amazônia

Antes de embarcar o vice-presidente declarou que o principal objetivo da viagem é fazer com que "os representantes tirem suas conclusões, com seus próprios olhos, do que acontece na Amazônia brasileira"

O vice-presidente Hamilton Mourão embarcou nesta quarta-feira, 4, com ministros de Estado e embaixadores de países da América, África e Europa, com destino à Amazônia. Com duração de três dias, a viagem conta com uma primeira parada em Manaus, capital do Amazonas, e mais dois deslocamentos para as cidades de São Gabriel da Cachoeira e Maturacá. Segundo Mourão, o objetivo é é fazer com que “os representantes tirem suas conclusões, com seus próprios olhos, do que acontece na Amazônia brasileira”.

“Vamos mostrar pontos distintos da nossa Amazônia. Pontos em que ela já está antropizada, onde já houve a ocupação do território pela agropecuária, vamos dizer assim. Também vamos mostrar uma área ocupada de cidade grande como é Manaus, com as características daquela região. Também vamos mostrar uma área de assentamento, mostrando os trabalhos realizados pelas agências encarregadas da segurança e da preservação ambiental e vamos mostrar também a Amazônia profunda e a forma como lidamos com os povos originais, os indígenas”, expôs o vice-presidente antes de embarcar.

Fazem parte da comitiva os ministros de Meio Ambiente, Ricardo Salles, da Agricultura, Tereza Cristina, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se recupera de quadro de Covid-19 e não pôde participar da viagem. O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ficou em Brasília a pedido do presidente Jair Bolsonaro para que ambos pudessem acompanhar o resultado das eleições norte-americanas.

Entre os embaixadores convidados que confirmaram presença estão os representantes do Peru, Colômbia, África do Sul, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia e Reino Unido. Chefes de missões diplomáticas da União Europeia e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) também indicaram participação.

Nesta manhã, a visão de áreas desmatadas e prejudicadas pelas queimadas foi realizada por meio de um sobrevoo sobre a BR-163. A agenda desta quarta ainda prevê visitas ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), comandado pelo Exército Brasileiro, e ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Na quinta, 5, a comitiva conhecerá o assentamento Projeto Integrado de Colonização Bela Vista que produz frutas e peixes. Questionado pelo Canal Rural sobre a possibilidade de visita a uma grande propriedade rural no bioma com produção de principais produtos exportados, como grãos e carne, Mourão explicou que, pelo tempo da viagem, não seria possível cobrir todas as atividades econômicas da região.

“É um assentamento do Incra pra que eles entendam aquilo que foi replicado em várias áreas da Amazônia. Temos mais de 450, 460 mil pequenas propriedades rurais no bioma e nós queremos mostrar qual é o modelo de assentamento que foi utilizado”, disse o vice-presidente em coletiva realizada nesta terça, 3.