Tempo

Nova frente fria é esperada no Sul na próxima semana

Temperatura baixou e provocou formação de geada em áreas da serra gaúcha e catarinense. Frio deve ganhar força no Sudeste neste fim de semana

O frio chegou com temperaturas até negativas em parte da região Sul. Segundo a previsão do tempo, houve geadas nos pontos mais altos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A mínima foi de -0,4°C em Bom Jardim da Serra em Santa Catarina. As áreas majoritárias de soja e milho do Rio grande do Sul não foram atingidas, mas a temperatura chegou a 4°C em Lagoa Vermelha e Serafina Corrêa, cidades localizadas na metade norte do estado, onde foram registradas geadas fracas. A friagem também chegou até o norte do Brasil. Em Vilhena, Rondônia, tivemos a menor temperatura do ano, com mínima registrada de 15,2°C.

Este frio não vai durar muito, mas a manhã ainda vai ser com temperatura mais baixa até mesmo em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. As temperaturas, aos poucos vão subindo neste fim de semana em todo o Centro-Sul, e já não há mais risco de geadas. Ventos frios vindos do mar deixam o leste de Santa Catarina e Paraná com muitas nuvens e chuva fraca. Ainda há previsão de chuva moderada a forte sobre o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Os volumes em parte do litoral de São Paulo chegaram a 300 milímetros nas últimas 24 horas. A meteorologia chama atenção para as áreas serranas do Rio de Janeiro que já receberam volumes altos de chuva e correm o risco de deslizamentos de terra.

As pancadas fortes também acontecem no leste do Amazonas, Pará, norte do Maranhão, Piauí e Ceará por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical. Tempo seco e quente no norte de Minas Gerais e interior da Bahia. Por outro lado, o ar frio e seco mantém o dia com sol, poucas nuvens no Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul oeste de Mato Grosso até o sul da região Norte. A madrugada ainda será fria nas regiões de Rio Branco, Porto Velho e Vilhena, mas o calor já retorna à tarde. Mar continua agitado na costa do Sudeste e há alerta de ressaca, com ondas de até 2,5 metros no Rio de janeiro

Nos próximos dias, a chuva mais volumosa persiste sobre o Norte e litoral do Nordeste no fim de semana. A frente fria já se afasta, o sol volta a aparecer no Sudeste e a temperatura também sobe em todas as áreas do Brasil devido aos enfraquecimento do ar polar. Pequenas instabilidades retornam ao sul do país e provocam pancadas de chuva isoladas que vão dar origem a uma nova frente fria na segunda-feira (4).