Orçamento para infraestrutura de logística é o maior desafio de 2023, diz Edeon Vaz Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso

Orçamento para infraestrutura de logística é o maior desafio de 2023, diz Edeon Vaz

Aprovação da lei das autorizações ferroviárias foi uma das conquistas que marcaram a logística brasileira em 2022

O ano de 2023 para a infraestrutura de logística brasileira chega com vários desafios. O principal é o baixo orçamento da União voltado para a infraestrutura do país.

O assunto é o tema do quadro “Retrospectiva 2022/Perspectivas 2023” do programa Mercado & Companhia desta quinta-feira (5).

“O Ministério da Infraestrutura tem pouco recurso no orçamento. Nós temos um problema sério de manutenção das rodovias federais não concessionadas. O orçamento do Ministério é muito pequeno e esperamos que o governo aporte mais para que toda a malha rodoviária seja recuperada”, pontua o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz.

+Falta de logística ameaça escoamento da safra de soja em Nobres

De acordo com Vaz, a manutenção das rodovias federais auxiliaria na redução de custos com o frete do transporte de cargas.

“O frete é mais caro, porque o caminhão leva mais tempo para percorrer o trecho por ele estar em más condições. O custo com manutenção, pneus, combustível aumentam”, frisa.

Outro ponto destacado pelo diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, que pode auxiliar na redução dos custos com o frete, é a disponibilização de recursos para a ampliação da capacidade de armazenamento nas propriedades rurais.

Trilhos, Ferrogrão
Foto: Pixabay

Avanço no setor ferroviário marca 2022

O ano de 2022 para o setor logístico brasileiro foi de conquistas, em especial quanto a aprovação lei das autorizações ferroviárias, que permite a realização de concessões estaduais e federais, apesar da paralisação realizada pelo Supremo Tribunal Superior (STF) quanto ao andamento da Ferrogrão, que conta com uma extensão de 933 quilômetros, ligando Sinop (MT) até o porto de Miritituba (Itaituba), no rio Tapajós, no Pará.

+Obras da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso são lançadas

A expectativa do Movimento Pró-Logística é que em 2023 seja liberada a licitação da obra.

“É uma ferrovia de extrema importância, porque ela vai ser o nosso grande balizador do valor do frete. Mato Grosso no futuro vai passar a ter a Ferrogrão, a Ferronorte chegando em Lucas do Rio Verde, um outro trecho da Ferronorte entre Santa Rita do Trivelato e Sinop e vamos ter a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) chegando em Água Boa”, diz Edeon Vaz.

Ainda conforme Vaz, as estimativas quanto a Fico é que a ferrovia chegue em Água Boa dentro de cinco anos.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile