Previsão do tempo indica retorno das chuvas ao Sul do país, veja quando Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado e Cia

Previsão do tempo indica retorno das chuvas ao Sul do país, veja quando

A chuva retorna também a Mato Grosso do Sul, sendo positiva para o desenvolvimento do milho safrinha

De acordo com a Somar Meteorologia, após um longo período de seca e estiagem, que prejudicou as safras no Sul , especialmente a da soja, a previsão do tempo indica uma mudança no padrão atmosférico e a chuva retorna a região Sul do Brasil no fim desta primeira quinzena de abril.

O início do outono tem sido marcado por baixas temperaturas no Brasil, principalmente no Sul , onde nesta segunda-feira, 6, foram registradas temperaturas mínimas de 2 °C na Serra Gaúcha e Catarinense com formação de geada. Segundo a Somar, essas ondas de frio por enquanto não atingiram áreas produtoras.

Estiagem agrícola

Mesmo com o aumento no volume de chuvas, ainda há umidade baixa desde o sul de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul. As regiões centrais do Brasil apresentam umidade do solo mais elevada, como em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, favorecendo o desenvolvimento do milho safrinha. 

“A frente fria que passou por São Paulo e Paraná foi fraca nas áreas do leste desses estados, que apresentam aproximadamente 20 dias sem chuvas agrícolas. O mesmo acontece no oeste da Bahia, mas nesse aspecto a diminuição da chuva foi boa porque o estado passou por um mês de março muito chuvoso que favoreceu a colheita da soja na região”, comenta o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

Chuva prevista

  • 8 a 12 de abril 

A frente fria que passou por São Paulo agora se concentra no Espírito Santo e na Bahia, e forma uma faixa com a umidade da amazônia trazendo chuvas para Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Amazonas. Esses volumes  podem beneficiar o desenvolvimento milho safrinha.  “Mas fica um alerta para o leste da Bahia, a volta da chuva em abril costuma piorar a qualidade do chamado baixeiro, as plumas que ficam mais próximas do solo”, explica Oliveira.

Na região Sul, não há previsão para chuvas no período. A chuva é fraca no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

  • 13 a 17 de abril

Durante o período, há uma mudança do padrão atmosférico, caracterizando um aumento da chuva no Sul do Brasil, não são níveis altos, mas que ajudam no quadro hídrico da região. A chuva retorna também a Mato Grosso do Sul, sendo positiva para o desenvolvimento do milho safrinha.

Por outro lado, a os níveis diminuem em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de São Paulo, favorecendo a produção do café arábica em Minas Gerais e a retomada da colheita da cana-de-açúcar em São Paulo. No Norte e no Nordeste ainda há expectativas de acumulados altos inclusive em áreas do Piauí e do Maranhão.

Sair da versão mobile