Mercado e Cia

Previsão do tempo indica temporais com ventania, descarga elétrica e granizo

Somar Meteorologia diz que após passagem desse sistema, massa de ar polar vai derrubar temperaturas; há possibilidade de geadas; veja onde!

A Somar Meteorologia afirma que há previsão de temporais nos próximos dias que avançam pelo Brasil, seguido de uma massa de ar polar que deve derrubar as temperaturas. 



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Esse cenário é gerado pela formação de um sistema frontal, que é constituído por uma área de baixa pressão que se forma no interior da América do Sul. Junto desse sistema, há o avanço de uma frente fria pela costa, que é acompanhada por uma massa de ar polar.

Na prática, esse sistema já traz pancadas de chuva em áreas próximas ao Uruguai nesta quarta, 20. Porém na quinta-feira, 21, para a sexta, 22, é que os temporais atingem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há previsão para acumulados de mais de 50 milímetros, ventania, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

“Todo esse risco fica especialmente no interior, que é onde vai estar posicionada essa área de baixa pressão associada ao sistema frontal”, explica a meteorologista Desirée Brandt.

Entre a sexta e o sábado, 23, o avanço dessa frente fria ajuda a levar chuva para outras regiões, como o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso e de Goiás.

“Nestas áreas do Centro-Oeste, em Mato Grosso, por exemplo, trata-se se chuva bem vinda, embora tenha risco para temporais e ventania. É bem vinda pois atinge áreas que estão sentindo falta de umidade no solo, mas é uma chuva passageira”, alerta ela.

Depois do avanço das chuvas, uma massa de ar polar passa pelo Centro-Sul do Brasil, principalmente no decorrer do fim de semana.

“O sábado poderá ser um dia congelante no Sul. Por causa da queda acentuada de temperatura e presença de umidade, pode ter neve no alto da serra e possibilidade de geadas em alguma localidades, mas não de maneira generalizada até porque a umidade do solo vai segurar os transtornos”, diz.

Em Toledo (PR), por exemplo, há previsão de 3 ºC no domingo. “Mas a geada é fraca”.