Questão ambiental no campo está resolvida, diz Daoud Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Questão ambiental no campo está resolvida, diz Daoud

Segundo o comentarista do Canal Rural, o Brasil é o único país do mundo com condições de alimentar o planeta

Com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26) no radar, representantes do Partido Democrata, dos Estados Unidos, apresentaram um projeto de lei para reduzir o desmatamento ilegal no mundo.

O texto propõe o aumento do controle sobre a importação de diversos produtos como cacau e carne bovina, por exemplo. 

No mesmo caminho, a União Europeia deve anunciar, no mês que vem, uma proposta que exige de seus importadores a certificação de que os produtos não vêm de terras desmatadas ilegalmente ou que contribuíram para a degradação de solos depois de primeiro de janeiro de 2021.

Segundo o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a decisão dos Estados Unidos e da União Europeia não é motivo para preocupação. “A gente sabe que esse assunto no Brasil está superado. Existe desmatamento ilegal, existe. Só que os produtores, pecuaristas e grandes empresas já não compram mais destas áreas. O controle é muito rígido”, diz.

Para Daoud, o lado positivo do cenário é que a produção de alimentos do mundo já está configurada. “O Brasil surge como um grande player na produção de alimentos. Não existe nenhum outro país do mundo com a mesma condição para poder alimentar a população mundial sem desmatamento ilegal”, explica.

Na avaliação do comentarista, o que preocupa é a mediocridade que existe no país de entender que a agropecuária é o futuro. “Nossa vulnerabilidade é muito grande, nos insumos, na infraestrutura, nos investimentos. A questão ambiental estamos preparados. Agora o que preocupa vai ter dificuldade na produção de muita coisa e nós dependemos exterior para muita coisa”.

Sair da versão mobile