Tempo

Saiba quando chuvas mais significativas voltam ao Sul do Brasil

Municípios como Bagé, no Rio Grande do Sul, vão ter racionamento de água por conta da estiagem

No Paraná, a soja e o milho apresentaram piora nesta primeira semana do ano, de acordo com o último relatório do Departamento de Economia Rural do estado (Deral). Segundo o informativo, 80% dos 5,7 milhões de hectares de soja plantados em território paranaense estão em boas condições; 16%, em condições medianas; e 4%, em situação ruim.

O calor intenso impactou principalmente a soja. No Rio Grande do Sul, já são 45 municípios em estado de emergência por causa da seca. Com o nível baixo das barragens, a cidade de Bagé vai começar a ter racionamento de água a partir do dia 14 de janeiro.

A chuva retorna ao Sul do Brasil na segunda quinzena de janeiro, mas não são esperados altos volumes em áreas deficitárias de umidade.

Além disso, a chuva vai ser mal distribuída. Toda a chuva mais forte está concentrada na zona de convergência de umidade entre o Sudeste e o Centro-Oeste. Áreas de Minas Gerais e Goiás podem ter mais de 100 milímetros de chuva em cinco dias.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.